Helder Oliveira termina em sétimo

Helder Oliveira, acompanhado pelo navegador Pedro Pires de Lima, aos comandos do Mini Paceman preparado pela equipa Cattiva Sport terminou hoje o primeiro dia de Baja TT do Pinhal, prova inaugural do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, na sétima posição entre os automóveis.

O dia de hoje teve um sabor amargo para o piloto de Barcelos que embora tenha conseguido recuperar seis posições ao longo do primeiro dia em que se disputou a Baja TT do Pinhal, se considera injustiçado.

Helder Oliveira concluiu o prólogo de 6,24km’s no 13º lugar, embora tenha partido para o setor seletivo de 75.06km’s que se disputou na tarde de hoje do 19º posto, por indicação da organização. Segundo o piloto esta terá dado prioridade de partida a pilotos que a dupla Helder Oliveira/Pedro Pires de Lima já tinha ultrapassado durante a Super Especial que se disputou de manhã.

“Hoje a verdade desportiva foi colocada em causa. A determinada altura no prólogo fui obrigado a parar quase dois minutos. Estava um concorrente parado na pista e outro a tentar tirá-lo e só quando desistiram é que nós podemos arrancar. Depois, inexplicavelmente a organização da corrida colocou-nos a partir do 19º lugar para o troço da tarde, atrás de pilotos que inclusivamente já tinha ultrapassado no prólogo. Apesar de ter pedido para partir na frente para o troço da tarde, a organização acabou por me dar novamente esta ordem de partida. Com esta situação acabei por perder imenso tempo no SS1. Por todos estes motivos considero que a verdade desportiva está em causa nesta prova”, revelou Helder Oliveira.

A Baja TT do Pinhal prossegue amanhã. Os concorrentes vão executar um setor seletivo com 102,25 quilómetros cronometrados. De tarde finalizam com um troço que terá 141,72 km de extensão.