Ricardo Porém foi 14.º nas 24h TT de França

O Circuito de Fontaine-Fourches, nos arredores de Paris, acolheu mais uma das etapas da internacionalização da carreira de Ricardo Porém. Apesar de todo o empenho demonstrado, a tarefa não foi fácil para o Campão Nacional de Todo o Terrreno nas 24h TT de França. Depois de uma recuperação nas primeiras horas da corrida, alguns problemas mecânicos afastaram o piloto leiriense da luta pelos lugares do pódio na mítica prova francesa.

Foi depois de um início atribulado que Ricardo Porém teve o primeiro desafio nesta prova de resistência. Partindo do último lugar na grelha, depois de a equipa não ter conseguido efetuar os treinos cronometrados fruto de um problema no MMP Evo, o leiriense teve 2h30 de turno em que conseguiu levar a viatura francesa até aos lugares da frente.  “Logo no início do evento, quando estávamos preparados para os treinos acabámos por ter problemas no carro que nos impossibilitaram de registar uma marca e obrigaram a equipa a trabalhar arduamente para estarmos à partida para a corrida. Saímos do último lugar de uma grelha com 70 carros e ao final do primeiro turno, que durou cerca de 2h30, entreguei o carro no 4.º lugar”, explica o piloto.

Já pouco depois do meio da corrida, e quando o MMP Evo já rodava num lugar do pódio, um problema de transmissão obrigou a nova paragem que ditava a queda para o 7.º lugar da Geral. Mais tarde, um braço de suspensão traseiro partido acabava com a esperança de um bom resultado para o piloto português nesta prova. “Quando tudo faria prever que íamos conseguir lutar por um bom resultado e até já rodávamos no 3.º posto, acabámos por ter alguns problemas mecânicos que acabaram por nos condicionar o resultado. Apesar do trabalho fenomenal da equipa que tudo fez para que estes problemas mecânicos não nos atrasassem na classificação final, a situação já era irremediável e o 14.º lugar no final foi o melhor resultado possível perante todos estes contratempos”, explicou.

Com o projeto Dakar ainda sobre a mesa, Ricardo Porém já garantiu a presença na Baja Portalegre 500, onde tentará voltar a triunfar. Garantida está também a participação nas 24 Horas TT de Fronteira.