João Ramos domina Baja TT do Pinhal

Está oficialmente na estrada a temporada de 2018 do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno AFN, com o arranque, esta sexta-feira, da Baja TT do Pinhal. No primeiro dia da prova organizada pela Escuderia Castelo Branco, João Ramos foi o mais rápido. Venceu o prólogo e repetiu o feito nos 75,06 km do sector selectivo 1 (SS1).

O piloto, que se apresenta ao volante de uma Toyota Hilux, lidera a classificação geral e o agrupamento T1 nos automóveis, com 3m37,85s de vantagem para o segundo classificado. Este é um resultado que o deixa naturalmente satisfeito: “O carro está com um comportamento muito bom, a reagir muito bem às condições que temos. A classificativa (SS1) tinha zonas em que o piso não estava muito húmido, mas de repente tínhamos zonas com muita lama, muito escorregadias, e em que a qualquer momento podíamos estar fora de estrada. No final vinha com um furo mas não troquei a roda no SS1, porque não sentia necessidade disso. Só o fiz depois”.

Para amanhã, sábado, o piloto irá manter a toada, sem facilitar em demasia: “Eu não gosto de gerir muito, porque quando vou a gerir muito distraio-me. Gosto de impor sempre algum ritmo. Claro que vou-me precaver em tudo o que possa ser suspeito e obviamente que os meus adversários é que têm que fazer por lutar pela vitória. Acho que agora entreguei a responsabilidade a eles. No entanto, não vou baixar os braços, vou manter o ritmo para manter a concentração”.

Em ano de regresso à competição, Nuno Matos, em Opel Mokka Proto, fechou o primeiro dia da Baja TT do Pinhal no lugar intermédio do pódio, seguido de Pedro Dias da Silva, que se apresenta na prova organizada pela Escuderia Castelo Branco em Mazda Proto. Pedro Ferreira é quarto da geral, ao volante de um Ford Ranger, carro com o qual Ricardo Porém se sagrou campeão em 2017. O top 5 é completado por Nuno Madeira, em Kia Sportage. Com os primeiros separados por escassos minutos, espera-se luta até final nesta prova inaugural da temporada.

Já o agrupamento T8 é comandado por Nuno Tordo, em Mazda Proto. O piloto ocupa o 13º lugar da classificação geral e seguido de Rui Sousa, 14º, que coloca a sua Isuzu D-Max na frente do agrupamento T2.

A Baja TT do Pinhal termina amanhã, com a organização a reservar para os concorrentes mais dois sectores selectivos (SS2 e SS3) e um total de 243,15 km ao cronómetro, nesta que é a prova de abertura do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, e que passa pelos concelhos de Oleiros, Proença-a-Nova e Sertã.