Pedro Dias da Silva e José Janela são vencedores do Desafio Total Mazda

Pedro Dias da Silva e José Janela revalidaram hoje o título de “campeões” do Desafio Total Mazda, ao assegurarem mais uma vitória, desta feita na histórica Baja 500 Portalegre, a mais antiga e mais mediática jornada do Campeonato de Portugal de TT. A dupla formada pelo piloto nabantino e pelo navegador famalicense levou a melhor sobre um pelotão que teve um desempenho notável numa prova plena de adversidades, mas que a comitiva Mazda em prova soube ultrapassar.

Com aproximadamente 400 quilómetros ao cronómetro divididos por dois sectores, a Baja 500 Portalegre premiou a dupla que revelou melhor performance, mas também uma gestão meticulosa do esforço. Pedro Dias da Silva soube atacar quando o terreno o permitia e controlar o andamento sempre que as condições se mostravam mais complicadas. A verdade é que, desta forma, Silva garantiu uma saborosa revalidação do título – e recorde-se que eram três os candidatos ao título à entrada para este derradeiro embate – mas também um relevante 9º lugar à geral numa baja que, como habitualmente, contou com uma muito recheada lista de inscritos, da qual faziam parte diversos pilotos de renome a nível mundial.

No final da prova, Pedro Dias da Silva desabafava que “foi difícil gerir uma prova tão longa e fiz os últimos 20 quilómetros com o “coração nas mãos”. Percebemos que tínhamos uma roda traseira solta o que, tendo em conta que era fundamental terminar a prova, deixou-nos um bocadinho nervosos. A verdade é que tudo terminou bem e como nós ambicionávamos. Vencemos o Desafio, e ainda garantimos o nono lugar à geral. Esta foi, sem dúvida alguma, a melhor maneira de encerrar a época. Aproveito para dar os parabéns a toda a minha equipa. Esta vitória é de todos nós.”

Igualmente satisfeito, José Janela celebrou a conquista de mais um título de navegadores no Desafio Total Mazda, sublinhando “o excelente desempenho de todos. Estou obviamente muito satisfeito com mais esta conquista, que premeia o bom trabalho que tem sido feito por esta fantástica equipa.”

Tendo cumprido uma prova sem sobressaltos e sempre de olhos na luta pelo Desafio, Bruno Rodrigues/Ricardo Claro asseguraram o segundo lugar do Desafio e a mesma posição em termos de CPTT, pódio que destaca a tenacidade da dupla alentejana que chegou a Portalegre na liderança da competição promovida pela Mazda e pela Total. Floriano Roxo/Pedro Carrapiço, com uma jornada isenta de problemas, asseguraram o pódio do Desafio, superando por escassa margem a dupla Filipe Videira/António Coimbra. Depois de ter rodado entre os mais rápidos no dia de ontem, hoje as coisas não correram tão bem a Francisco Gil/Filipe Rasteiro, que não conseguiram ir além do quinto posto em termos de Desafio.

De referir que apenas duas formações não conseguiram terminar esta derradeira etapa da Baja 500 Portalegre, Jorge Cardoso/Joaquim Norte devido a uma falha de embraiagem, e Mario Pedro/João Santos após a quebra de uma manga de eixo.